EXAME GENETICO PARA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E PERFORMANCE ESPORTIVA

Genética preditiva da hipertensão arterial

O exame Genética Preditiva da Hipertensão Arterial engloba a análise de três genes, documentados na literatura científica, relacionados com a propensão genética ao desenvolvimento de hipertensão arterial. O exame apresenta o perfil genético global, compilando todas as mutações dos genes analisados do paciente, e associando-as sinergicamente.

Finalidade

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), há cerca de 17 milhões de brasileiros hipertensos. A pressão arterial é fortemente influenciada pela dieta e hábitos de vida, sendo o consumo excessivo de sódio fator preponderante. Aliada aos fatores ambientais, a predisposição genética pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão. Em vista disso, esse exame visa oportunizar aos Médicos Especialistas o conhecimento do grau de risco genético de seus pacientes de desenvolverem a pressão arterial sistêmica elevada, podendo atuarem de forma preventiva.

Benefícios

O estudo genético dos polimorfismos de genes associados à hipertensão, principalmente em indivíduos com histórico familiar, pode indicar se o paciente tem ou não predisposição genética para elevação do nível da pressão arterial, podendo-se realizar a prevenção com o diagnóstico precoce e tratamento adequado. O diagnóstico assertivo do exame Genética Preditiva da Hipertensão Arterial pode ser um aliado no comprometimento do paciente ao tratamento e profilaxia, o que é de suma importância, uma vez que a maioria dos pacientes hipertensos são assintomáticos.

Indicações

  • Histórico familiar de hipertensão arterial
  • Histórico pessoal e/ou familiar de doença cardiovascular
  • Histórico pessoal e/ou familiar acidente vascular cerebral
  • Atletas de alta performance
  • Gestantes
  • Pacientes com diabetes mellitus
  • Pacientes que já tenham outros fatores de risco, tais como tabagismo, sedentarismo e obesidade
  • Prazo Para a Entrega dos Resultados

    10 dias úteis